top of page
Buscar

PERSONA – O BICHO DE 7 CABEÇAS.

  • Foto do escritor: Wesley Cossan
    Wesley Cossan
  • 16 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de nov. de 2023

A ideia mais equivocada que podemos ter quando se trata de vender um produto ou serviço, é de que ele é capaz de atender à todos.

Esse posicionamento, nos faz perder algo extremamente importante na comunicação com nosso real potencial cliente; a individualidade.

ree

FAÇA COM QUE EU ME SINTA IMPORTANTE!



Ninguém quer ser tratado de forma generalizada, uma vez li no livro “como fazer amigos e influenciar pessoas” que uma das maiores necessidades das pessoas é a de se sentir importante, agora me diz, como eu irei me sentir importante sendo tratado no geral, sem ser olhado nos olhos, sem que você entenda as minhas dores e as minhas lutas, todos os meus sonhos? Como seu produto ou serviço irá me ajudar, sem que você consiga demonstrar de fato a minha importância?



Uma das premissas para que uma pessoa seja considerada de fato um excelente vendedor é a capacidade que esta mesma pessoa tem de persuadir a outra a tomar uma decisão. Mas também é verdade que estamos muito mais suscetíveis a sermos persuadidos por quem confiamos, e quando se trata de confiança, o que estrutura ela é um relacionamento, de entrega mútua, ou seja, a tão desejada reciprocidade.

Parece louco, falar de reciprocidade, quando estamos falando de relação comercial, mas isso é até legal, em Direito das obrigações e nas relações jurídicas contratuais, é sabido a necessidade do contrato ser equilibrado entre os deveres e direitos de ambas as partes.


E o que vemos muito nesta era de redes sociais, são pessoas e empresas querendo vender, vender e vender, antes mesmo de entregar algo, antes mesmo de construir uma conversa, antes mesmo de entender com quem ela está conversando, na verdade, as empresas se comportam como aquela amiga chata, que sempre está disposta a falar e falar muito, mas aquela amiga que nunca está disposta a ouvir, como se o mundo dela, as necessidades dela, estivessem sempre acima das de todas as outras pessoas. O problema é que, desse tipo de amiga, a gente sempre se afasta.


Já te levaram a pensar na anatomia básica do nosso corpo e o que ela diz sobre isso? Basicamente o que estou dizendo é: Temos uma boca e dois ouvidos, então talvez precisamos economizar um pouco o recurso mais escasso e utilizar do mais abundante. Quer vender? Ouça, ouça muito, ouça tudo, e somente depois fale para sempre falar a coisa certa.


E aqui encontramos um problema; o que é certo para mim, pode não ser certo para a Joana, e o que é certo para a Joana, pode não ser certo para a Maria, e é neste momento que você descobre que se você quiser acertar, você precisará escolher com quem vai falar.


O resumo da ópera é: VAI NICHAR, SIM!

Você precisará descobrir quem é a persona do seu negócio, pra quem é o seu produto/serviço, mas você vai ter que enxergar ela profundamente, identificando seus maiores sonhos, e suas piores dores, e como ela lida com ambos no dia-a-dia. Somente assim, você conseguirá estabelecer um linha coerente de diálogo.


Eu sei que parece bem difícil, mas só pra te tirar do escuro, vamos entender que a palavra persona é uma abreviação de personagem, então, você vai criar um personagem fictício, mas cheio de detalhes para você enxergá-lo de fato, e pra te ajudar, eu vou disponibilizar um link de acesso à um passo a passo para essa criação, e a qualquer dificuldade que surgir, você me chama por aqui. Quem está comigo?


Tudo o que eu posso desejar agora é, bom trabalho, e como nada resiste ao trabalho, daqui uns meses comemoramos seus resultados.


 
 
 

Comentários


bottom of page