Especial: Mary Kay à um clique!
- Wesley Cossan

- 27 de jul. de 2024
- 8 min de leitura
Recentemente, uma das maiores empresas de vendas diretas em nosso país, presenteou suas principais Consultoras de Beleza com um site de vendas, ou seja, um e-commerce. Para deixar mais claro; o que antes era necessário um trabalho de formiguinha, ou seja, o porta-a-porta, agora atinge o potencial de venda escalonada, tornando as possibilidades de lucro infinitamente maiores, pois agora, o alcance pode transcender o limite dos passos de cada uma delas, a verdade é que para o digital não existem fronteiras.

SONHO OU PESADELO?
Embora seja sim motivo de muita comemoração, afinal de contas, não é todos os dias que cai do céu uma loja online prontinha para gerar receita para o nosso negócio, a venda no digital não é tão simples assim, se fosse, tantos negócios não estariam lutando diariamente para obter resultados que realmente valem à pena por meio do e-commerce, eu poderia até dizer que é sonho sim, mas que para virar realidade vai precisar de muita luta, só que o ring mudou, e para quem está chegando agora os adversários são gigantes.
DERRUBE ESSE GOLIAS COM MARKETING DE CONTEÚDO!
Ainda que o ring seja gigante e de gigantes, essas "frágeis" garotas de salto e carros cor-de-rosa possuem uma grande vantagem; elas todas foram formadas pela metodologia Mary Kay Ash, e entendem o real propósito de ser uma Consultora de Beleza, e se elas fizeram a lição de casa como manda o regulamento, ou melhor, o Guia da Consultora de sucesso, elas irão tirar de letra todos os rounds.
Antes de falarmos dessa estratégia poderosa; o Marketing de Conteúdo, preciso lembrá-las de uma das principais lições da Embaixadora desse sonho rosa; FAÇA COM QUE EU ME SINTA IMPORTANTE! Então, o primeiro desafio delas é conseguir transferir esse princípio para o digital.
Se no presencial, as estratégias são: ter um contato com o cliente, fazer ele primeiramente viver uma expriência com o produto por meio de um spa facial, criar uma comunidade para fortalecimento e incentivo na tomada de decisão por meio da estratégia de anfitriãs, realizar mais experimentação por meio de bolsas de produtos 48 horas, e várias outras ações, como que no digital, tudo que tem sido feito são publicações de imagens enviadas no grupo da unidade?
E NO DIGITAL: MARY KAY OU MARY CHATA?
Se um dos maiores incentivos e movimento da empresa é a criação de conexões, como que no lugar que somente a conexão pode trazer resultados, nos tornamos postadores de produtos, promoções e lançamentos e não conseguimos desenvolver uma estratégia de autenticidade, nos transformando em nosso maior pesadelo, a Mary Chata?
E se tudo isso dói em você, assim como um dia já doeu em mim, fique tranquila, pois eu quero te ajudar e te lançar alguns desafios, afinal de contas, você é especialista em ser desafiada e em atingir metas que para muitos parecem impossíveis, e esta aqui, você vai tirar de letra.
DESAFIO 1: MELHORE SEU MARKETING VISUAL E COMECE À VENDER ANTES DE FALAR.
Isso não é segredo para você, a Mary Kay entende que um bom líder lidera pelo exemplo, por isso desenvolveu um GUIA DE ESTILO e eu costumo dizer que a palavra até convence, mas o exemplo arrasta.
A construção de autoridade no digital começa pela imagem, afinal de contas, uma imagem fala sim, mais que mil palavras, então hoje, se eu somente olhasse para o seus perfis nas redes sociais, sem te ouvir ou te assistir, o que a sua imagem me contaria sobre você, seus produtos e seu negócio?
Uma das ferramentas mais poderosas na atualidade é a FOTOGRAFIA CORPORATIVA, ela é capaz de fortalecer sua presença nas mídias, aumentar seu engajamento e fazer uma das coisas mais difíceis nas redes sociais; CHAMAR A ATENÇÃO!
Mas também preciso te dizer que ao longo dos anos trabalhando com esse estilo fotográfico no Cossan Studio, já vi muitos profissionais receberem fotos incríveis e fazer um estrago com elas no dia-a-dia, ou pior, deixar todas engavetadas por não saber como trabalhar de fato com todas elas.
DESAFIO 2: ACORDA ALICE E VAI ESTUDAR!
Chegando agora do país das maravilhas com a ideia de que "antes feito do que perfeito", mas com um despertador que grita: Antes feito do que perfeito, mas nunca de qualquer jeito! Isso significa que mais uma vez, você vai ter que estudar. E você pode até dizer que gosta de fazer do seu jeito, mas seria o mesmo que dispensar a opinião de um cardiologista e dizer que vai fazer sua própria cirurgia do seu jeito. Se você não está atenta ao mercado, costumes e atualizações das plataformas digitais, se você não entende de comportamento social e de consumo por meio das mídias, se você não sabe a diferença entre stories e feed, e sobre anúncios além daquele botão de turbinar publicação, eu posso dizer que VOCÊ NÃO ESTÁ HABILITADA para fazer do seu jeito.
Eu sei, no começo ninguém tem dinheiro para contratar um grande profissional, e no começo ninguém está muito disposto à te entregar o mapa do caminho que vai te conduzir ao próximo nível, então, o que restou para nós, meros mortais? Minerar. Vamos juntando as pequenas peças que encontramos ao longo do caminho e vamos montando esse quebra-cabeça.
DESAFIO 3: POSTA QUE CRESCE!
Recentemente inauguramos o podcast oficial do Cossan Studio, e o nome dele não poderia ser outro: PodPostá! Depois de cumprir com os dois desafios anteriores, você precisa cumprir com esse aqui. O desafio que te impulsiona à ser consistente.
E a verdade é que consistência é algo relativo à depender do cenário, por exemplo, ser consistente no feed é diferente de ser consistente nos stories, então vamos discutir a essência dessa ideia e depois você combina essas duas informações: O que precisa ser feito + o que você consegue fazer baseada na sua realidade hoje, isso pode ser chamado de EQUILÍBRIO.
QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO: Eu sei, é clichê! Mas você já tentou olhar com mais cuidado para essa afirmação? Já tentou colocar ela em prática? Então vamos lá: quando foi a última vez que você foi vista no seu digital? E eu não tô falando daquela imagem que a diretora mandou no grupo e você postou, eu estou falando de você, botando a cara no sol e criando conexão com suas potenciais clientes e iniciadas. Você com toda sua autenticidade e com as características que te tornam única, aquelas que fariam sua melhor amiga pular na frente de um caminhão se você mandasse. Cadê esse poder de influência no seu digital?
Pessoas se conectam com pessoas, e você é o maior diferencial desse negócio, você é o ingrediente secreto do seu sucesso, então, por que você não tá usando ele? Por que você insiste em ser "perfeita", ou então, por que não tem se dado a chance de tentar dar certo ali também? Não queremos saber só sobre o quanto o produto é incrível, queremos descobrir o quanto você é incrível, com todos os dias de conquistas à moda Mary Kay, ou seja, de resort pra cima, mas também com os dias de luta, a labuta diária do SPA FACIAL, as anfitriãs e os dias de fechamento, queremos nos relacionar com o lado mais real seu. Quem NÃO É VISTO não é lembrado e quem não é lembrado NÃO VENDE, então vamos combinar que você não vai esperar a próxima conquista para aparecer nos seus canais digitais, okay?
Sobre o feed: Nossos posts tem um tempo médio de circulação de 3 horas após sua publicação, depois disso, dificilmente ela aparecerá para quem já te segue, baseado nisso, o ideal seria postar a cada 3 horas, mas, como queremos equilíbrio, ao menos uma vez ao dia seria lindo, contudo, isso também pode ser gradativo.
Sobre os stories: O desafio aqui é ficar fazendo sua bolinha voltar para o início para quem já te segue, isso significa que você precisa aparecer mais vezes que no feed, poderíamos combinar a publicação de uma sequência de stories por período, ou seja, manhã, tarde e noite. Isso te daria a chance de ser visto em ambos os períodos. E talvez agora te surja uma dúvida: O que falar?
ENTENDENDO O FUNIL DE VENDAS
Antes de saber o que você vai falar, você precisa entender que nem todo mundo está preparado e no momento certo para receber uma promoção. O funil de vendas se divide em três principais partes: TOPO, MEIO e FUNDO.
O TOPO
Aqui é o lugar onde está entrando a galera que não te conhece, então é um lugar frio ainda, por isso, o seu produto estar de R$100 por R$50 pouco me importa, porquê eu ainda não tenho uma percepção do real valor dele, logo, tudo é caro demais quando eu não sei o que te fato eu estou comprando e qual dor minha esse serviço irá resolver.
A conversa, ou seja, a construção de conteúdo para essa galera, é muito mais com a intenção de ajudar e direcionar do que vender, é conteúdo educativo, que traz uma luz no fim do túnel, como eu estou fazendo aqui, nesta matéria, entende?
Normalmente quem está no topo ainda não é um seguidor, por isso, esse conteúdo é direcionado mais para o feed e para os visitantes do seu pefil nas redes sociais.
O MEIO
Quem está no meio do funil, já está mais consciente do que você tem à ofertar, mas ainda não chegou a tomar a decisão de compra, porém já é um seguidor. Aqui eu iria te direcionar a construir relação principalmente através dos stories. Conteúdo que seja capaz de humanizar a sua marca e trazer eles para ainda mais perto da essência do seu negócio.
É hora de mostrar que nem tudo são flores e o que acontece por trás dos bastidores, mas claro que com estratégia para puxar esse seguidor para a última e mais desejada etapa do funil...
O FUNDO
Aqui é de fato onde as pessoas já estão preparadas para receber uma oferta, na verdade, é somente isso que falta para ela deixar de ser um mero seguidor e se transformar em cliente.
Vale dizer que essa cartada final, vem depois de muito trabalho e que a quantidade de conteúdo direcionada para o topo é infinitamente maior que a direcionada para o meio, e ainda maior que a direcionada para o fundo do funil, ou seja, é muito mais sobre gerar conteúdo de valor que agrega e direciona as pessoas com a finalidade de ajudar, do que com a finalidade de vender; a verdade é que a venda será consequência de muita entrega e relacionamento construído entre o topo e meio do funil que se escoa pelo fundo dele.
AINDA PARECE DIFÍCIL DEMAIS?
Então talvez você tenha chegado a conclusão de que precisa ir um pouco além dessa matéria, não é mesmo? Talvez agora esteja passando pela sua cabeça a possibilidade de terceiriar a estratégia digital do seu negócio, e isso é mesmo excelente, mas como eu prometi que iria te direcionar, para essa tomada de decisão eu também quero fazer isso, e aqui neste vídeo eu te chamo atenção para os principais pontos antes de contratar um profissional de marketing ou uma agência:
Meu nome é Wesley Cossan, sou proprietário de uma produtora; A Cossan Studio.
Eu ajuda empreendedores e profissionais, à se tornarem autoridade dentro do seu mercado por meio do digital. Basicamente, o que eu faço é pegar na mão mesmo, desde o planejamento estratégico, até a execução do plano de ação, Desenvolvendo um portfólio fotográfico do seu produto/serviço, criações audiovisuais, identidade visual, técnicas de copywriting, tráfego pago, mas o principal, trazendo validade para as mídias sociais;com a CONSISTÊNCIA nas publicações, aumentando de forma exponencial a sua presença. Sim, eu te trago pro jogo.




















Comentários